Ciberataque – Wannacry

Cyber attack malware wannacry ransomware vírus arquivos criptografados e computador de bloqueio.

No mês de maio, aconteceu um ciberataque simultâneo que sequestra dados, esse ataque atingiu milhares de empresas em 74 países.

Afinal, o que é esse vírus e o que tem de diferente dos demais?

O nome do vírus responsável pelo ataque chama-se Wanna Cry e funciona de forma diferente, pois esse vírus não apaga os arquivos do computador, mas criptografa de forma que ao abrir um arquivo do Word, por exemplo, não será possível ler o conteúdo escrito. Para reaver o conteúdo do arquivo, o responsável pelo vírus exige um resgate financeiro.

Nosso conselho principal é não pagar o resgate. Ao enviar dinheiro aos cibercriminosos, a vítima estará confirmando que o vírus funciona, além de não haver garantia nenhuma que irá recuperar a chave necessária para desbloquear os dados.

Como podemos nos proteger?

Para prevenir esse e outros tipos de ataque e/ou vírus, sugerimos:

  • Backup! Ter seus dados salvos em outro local e manter constantemente atualizado caso esses dados tenham valor para você ou sua empresa. Pode armazenar em nuvem ou outras unidades de armazenamento externo (disco externo, flash drive, outro computador, etc.);
  • Ter sempre uma solução de antivírus e está sempre em dia com as atualizações e verificar as varreduras do computador. Existe diversas soluções no mercado, sugerirmos verificar qual melhor atende ao seu bolso e necessidade;
  • Sempre manter seu sistema operacional atualizado. Caso sua máquina tenha solicitado a atualização do sistema operacional, Windows, Linux ou iOS, faça! Essas atualizações são para correção e melhoria constante do sistema.

Deixe uma resposta