Informações geradas pelas redes sociais

Já reparou na incrível quantidade de informações que são geradas pelas redes sociais.

Com esse grande volume de dados temos que pensar qual é a melhor maneira de gerenciar as informações, discussões e os tantos comentários nas redes sociais. Esse gerenciamento começa na triagem dos dados sociais, filtrando o que é inútil e irá agregar no seu negócio e para o seu público. Vamos passar algumas dicas de como você pode fazer isso.

Triagem das redes sociais

Ter os dados derivados das redes sociais não é o bastante, é necessário saber como transformá-los em valor e conhecimento. O problema não estar em possuir milhares de dados nas mãos, mas em não ter a capacidade de traduzi-los em aplicações práticas e soluções para o seu negócio.

A triagem de redes sociais deverá mostrar uma grande quantidade de dados, mas é você que precisará refiná-los para obter informações inerentes ao seu negócio. É importante saber mensurar o que importa ou não para o seu negócio.

Utilize filtros inteligentes

Entedi! Mas como posso melhorar esses dados? Existem ferramentas que ajudam a dividir e identificar as informações que poderão ser relevantes para seu negócio e futuras decisões, ou seja, que aplicam filtros inteligentes. A partir da utilização desses filtros é possível armazenar apenas o que é necessário para sua empresa ou para você, e não mais todos os conteúdos gerados nas redes sociais. Reduzindo a quantidade de tempo e material irrelevante para sua tomada de decisão.

Manipule os dados

Para obter informações em meio a esse imenso volume de dados, devem ser feitas análises que fogem dos padrões convencionais. O cruzamento de dados possibilitado pelo Big Data pode trazer vantagens competitivas para o seu negócio, mas é preciso utilizar ferramentas e padrões de análise personalizados.

Deve-se buscar ferramentas capazes de auxiliar não somente na manipulação dos dados, mas que possibilitem também a análise e a integração com outros sistemas que a sua empresa possui.

Determine os tipos de dados antes de buscá-los

Normalmente, primeiro se obtém os dados para depois analisá-los, transformá-los em conhecimento e gerar benefícios e soluções. Contudo, não precisa ser necessariamente assim. Também é possível definir primeiramente os tipos de dados originados das redes sociais que você deve obter para alcançar determinado objetivo no seu negócio e, a partir daí, buscá-los.

Agindo assim, as chances de transformar dados em conhecimento aumentam consideravelmente, pois diminuirá o risco de se obter um oceano de informações irrelevantes e ajudará a definir filtros inteligentes.

Mostre de maneira simples os resultados de análises complexas

Ainda que as ferramentas analíticas presentes no Big Data sejam complexas, os resultados obtidos através delas precisam ser mostrados da forma mais transparente e simples possível. Assim, as pessoas conseguirão entender esses resultados e enxergarão quais informações relevantes para o seu negócio elas obtêm por meio das análises.

Por fim, é adequado dizer que a maior dificuldade para as empresas continua sendo a falta de capacidade de transformar dados de redes sociais em valor e conhecimento e, por isso, devem ser desenvolvidas ferramentas capazes de desenvolver análises e produzir resultados para mudar essa situação.

Conheça nossa solução de integração da rede wireless do seu negócio com as redes sociais.

Queremos saber sua opinião. Deixe seu comentário sobre o que pensa dessa quantidade de dados gerados pelas redes sociais.

Fonte: Governa Info

Deixe uma resposta