Os dados do seu celular e/ou tablet estão protegidos?

Infelizmente, ao sair na rua com nosso celular ou tablete estávamos sujeitos a perda, roubo ou extravio do equipamento. E além do prejuízo do próprio equipamento portátil, também podemos perder alguns dados importante como acesso a todos os seus aplicativos, informações bancárias, conversas privadas e contatos de amigos e familiares.

Temos algumas dicas para dificultar que o acesso a essas informações.

 Bloqueie a tela

Tenha sempre configurado em seu equipamento o bloqueio da tela inicial. Hoje existe diversas formas de bloqueio da tela inicial como: reconhecimento facial, impressão digital e os mais comuns que são as senhas deslizantes ou um código PIN (senhas numéricas de 6 a 8 dígitos), assim você saberá que há pelo menos algum tipo de proteção entre alguém mal-intencionado e sua tela inicial do seu equipamento.

Outra dica bem interessante está na ativação da autodestruição dos dados após um certo número de tentativas. Minimizando bastante o acesso a qualquer foto, arquivo e informações pessoais no aparelho perdido.

 

 Ative recursos remotos

Os principais sistemas operacionais (iOS, Android, Windows Phone, Blackberry) para celular no mercado possuem ferramentas nativas para localizar e acessar remotamente o aparelho para apagar os dados do seu aparelho.

 

Faça backup de seus arquivos

Assim como o item anterior, a opção de backup dos arquivos do equipamento é nativa nos principais sistemas operacionais do mercado. Além disso existe vários aplicativos, como o iCloud, Dropbox, OneDrive e Google Drive, podem ser usados para guardar seus arquivos em nuvem. Vale lembrar de sempre verificar se os backups estão sendo realizados conforme configurados e certificar que os dados estão sendo salvo na nuvem acesso as informações em outro lugar que não o aparelho de origem.

 

Configure seus aplicativos

A melhor maneira de proteger os aplicativos é a autenticação em duas etapas. Os aplicativos mais utilizados no momento (iCloud, Google, Dropbox, Facebook, Twitter) já possuem essa opção em suas configurações. Essa autenticação exige que além de colocar a senha, tenha que validar o acesso de alguma outra forma, seja através de um código encaminhado por SMS para você colocar no aplicativo ou link encaminhado para seu e-mail principal solicitando autorização para acesso do aplicativo.

 

Bloqueio do Aparelho e Boletim de Ocorrência

Outra ação importante é o bloqueio do aparelho pelo IMEI e isso fará com que o celular fique inutilizável para o ladrão ou usuários que costumam comprar aparelhos furtados. O bloqueio do IMEI é feito no momento que você comunica sua operadora do roubo do equipamento para inativar a linha telefônica. Além disso é muito importante lembrar de fazer um boletim de ocorrência para melhorar o policiamento no local do roubo e para devolução do celular caso seja encontrado pela Polícia.

 

Seguro de Bens Portáteis

Existe uma modalidade de seguro expecífica para proteção da sua máquina fotográfica, notebook, tablet, smartphone e outros. A Nubo possui uma parceria com a 100 Agenda Corretora de Seguros, solicite já uma cotação de protega seus bens.

Deixe uma resposta